Página inicial Nossa Senhora Aparecida - Itaúna

Novena e Festa de Nossa Senhora Aparecida, em Itaúna

Quinta-feira, 20 de setembro de 2018 às 10h 34  - Atualizado às 12h 57

Depois do sucesso de 2017, a Paróquia  Nossa Senhora Aparecida, de Itaúna, está organizando mais uma edição da tradicional festa em honra à Padroeira do Brasil, considerada a maior da região. A expectativa é de que mais de 40 mil fiéis passem pela igreja, ao longo dos 13 dias do evento, um a mais que no último ano.


De acordo com a comissão organizadora, em termos de estrutura e porte, mais inovações estão sendo propostas para este ano. O projeto, elaborado com base nas recomendações do Corpo de Bombeiros, contempla uma estrutura ainda maior de tendas, telões, palco e praça de alimentação, garantindo mais conforto e segurança ao público presente. “Vamos disponibilizar uma grande área coberta, com mais cadeiras, conseguimos ampliar as barraquinhas e também teremos banheiros químicos”, afirma Thiago Vaz, um dos organizadores do evento.


Uma novidade mantida da última edição é a realização de barraquinhas e shows durante todos os dias de festa. Para o pároco, padre Rodrigo Botelho, este é um momento de mobilização de toda a comunidade da Paróquia para proporcionar aos milhares de visitantes, de toda a cidade e região, um momento de fortalecimento da fé e interação entre as famílias. “Sabemos da grande devoção à Nossa Senhora Aparecida e, por este motivo, estamos propondo uma programação, com muitos momentos de espiritualidade e também de diversão para nossos visitantes”.



Programação
Este ano, as comemorações terão início mais  cedo, no dia 30 de setembro (domingo), com a já tradicional carreata, saindo da praça da igreja de Nossa Senhora Aparecida, no bairro de Lourdes, às 16h, e percorrendo as ruas da cidade, com a imagem da Santa. Logo após, haverá celebração eucarística campal, presidida pelo padre Rodrigo Botelho.
Ao longo dos demais dias de festa, haverá celebração de missas, com padres de Itaúna e região, antecedidas pelas orações à Nossa Senhora Aparecida. De segunda a sexta-feira, as celebrações serão realizadas, sempre, às 19 horas, já aos finais de semana, às 18 horas.


O ponto alto das comemorações será no dia 12 de outubro, quando serão realizadas missas ao longo de todo o dia, para atender ao grande número de devotos, vindos de toda a cidade e região. As celebrações serão realizadas às 4h, 6h, 8h, 10h, 12h e 15h. Às 17h, terá início a procissão solene, com a imagem de Nossa Senhora Aparecida, pelas ruas do bairro. A programação religiosa da festa se encerra com a missa campal, logo após a procissão. Pensando no conforto dos fiéis, nesta data, todas as missas serão campais, com transmissão por telões, também, dentro da igreja.



A Paróquia
A Paróquia de Nossa Senhora Aparecida, localizada em Itaúna (MG), é composta pelas comunidades de Santo Antônio, Santa Bárbara, São Sebastião, Nossa Senhora de Lourdes e Santo Antônio da Barragem. A matriz, de mesmo nome da paróquia e situada no bairro de Lourdes, é a sede da já tradicional festa em homenagem à Padroeira do Brasil.

 

 

Por Thaíssa Vaz