Santo Antônio – Santo Antônio dos Campos (Ermida)

• Distrito de Santo Antônio dos Campos (Ermida), Divinópolis – MG

Telefone de contato: (37) 3221-5065

Matriz de Santo Antônio (Ermida)

A Paróquia de Santo Antônio, distrito de Santo Antônio dos Campos, fora criada Por Dom Antônio dos Santos Cabral, então Arcebispo da Arquidiocese de Belo Horizonte, em 1º- de janeiro de 1936, desmembrada da então Paróquia Divino Espírito Santo, hoje Catedral e Sede Diocesana.

Em 1915 veio o Revmo. Sr. Pe. Matias Lobato celebrou em Santo Antônio dos Campos, e como já era muito conhecido do povo, no decorrer da celebração disse que o plano agora não era aumentar a igrejinha do rosário, e sim construir uma nova Matriz em honra a Santo Antônio. E convida o povo uma reunião, formaram uma comissão para dar andamento aos trabalhos da construção que foi constituída das seguintes pessoas: presidente: Pe. Matias Lobato; Secretário: José Clementino Pereira; Tesoureiro: Antônio Belarmino Gomes.

Para a construção da Matriz havia uma certa discórdia por parte dos moradores, pois alguns queriam que a mesma fosse construída perto da igrejinha do Rosário e outras queriam construí-la nas imediações da Estação de Ferro Oeste de Minas.

Várias reuniões foram realizadas com a comissão de construção, mas não chegavam a um acordo. Quem resolveu este impasse foi o Monsenhor Vicente Soares, Pároco da Paróquia do Divino Espírito Santo em Divinópolis. O mesmo levou consigo o construtor português Manoel José Ferreira, muito conhecido pelo apelido de Manoel do Bigode e alguns entre eles o Mário de Vicente Flávio, Francisco Vilela da Fonseca e o português Vila; com a intenção de definir esta situação que muito lhe preocupava.

Pernoitaram em casas de amigos; e pela manhã o Monsenhor juntamente com seus companheiros dirigiram-se ao local onde se encontra a Matriz levando foguetes e ferramentas. Depois de contemplar a beleza do lugar viram que não havia um local mais apropriado para a construção do templo. De imediato mandou que capinassem uma pequena área e que soltassem os fogos.
    A Igreja de Santo Antônio dos Campos não tem um estilo definido, mas sua planta seguiu o modelo espanhol, e é um templo harmonioso. Os trabalhos da construção foram executados com tanta dedicação que mesmo enfrentando dificuldades a construção não foi interrompida. Os recursos financeiros eram obtidos através de praças de animais e listas assim conseguiram construir nossa Matriz. Em 1925 estava terminada a linda Matriz em Honra ao Glorioso Santo Antônio.

O primeiro Pároco da Paróquia de Santo Antônio dos Campos fora o Revmo. Sr. Pe. Josimas Gonçalves Cerqueira.

Matriz de Santo Antônio

2ª quinta: 19h30.

Capela do Divino Espírito Santo

Jararaca

Domingo de Pentecostes: 15h.

Capela de Santa Luzia

Amadeu Lacerda