×

Capela de Santa Teresinha

quinta-feira, 19 de dezembro de 13 às 11:23 | Atualizado às 13:30
Capela de Santa Teresinha

Capela de Santa Teresinha

Santa Teresinha de Minas

 

 

Na antiga comunidade de Porteiras, hoje Santa Terezinha de Minas, os poucos habitantes eram muito católicos, e tinham o costume de rezar terços nas casas. Com o passar do tempo, viram a necessidade de construir uma capela. Um terreno foi doado por Antônio Alves Parreiras, pai de Margarida Parreiras, moradora local.
Com muito esforço e dedicação dos moradores que trabalhavam em mutirão, teve início a construção da capela por volta do ano de 1942. A construção foi feita com muita dificuldade, pois a comunidade era composta na época por apenas 12 famílias. Os pedreiros que participaram da construção eram de Crucilândia e se chamavam Odilon e Djalma, não se sabendo os sobrenomes dos mesmos. A obra durou aproximadamente 5 anos e mesmo antes de totalmente finalizada as pessoas já se reuniam para rezar, mesmo sem contar com nenhuma imagem.
A primeira imagem que a capela recebeu foi a de Santa Terezinha do Menino Jesus, no ano de 1947, tornando –se assim a Santa, padroeira do lugar.
O padre que celebrava na época era Geraldo Rodrigues da Costa, e as missas eram celebradas muito raramente. Com o passar dos anos a comunidade foi crescendo e foi necessária a ampliação da capela. Nesta época Mário era o padre local. Mas com o desenvolvimento da região, veio a necessidade da duplicação da rodovia, e a capela teve que passar por novas modificações e reformas, e na ocasião já era administrada pelo Frei Pedro. Com a chegada de padre Moacir Silva Arantes e do seminarista Everaldo Quirino, hoje padre, a comunidade começou a celebrar a festa da padroeira com o brilho que ela merece. A última reforma foi realizada no ano de 2005, quando a igreja foi totalmente reformada, além de receber o construção da capela para o Santíssimo Sacramento.

Parceiros