Rádio Divinópolis é migrada para o FM

Segunda-feira, 18 de junho de 2018 às 14h 00  - Atualizado às 14h 19

O Brasil passa, atualmente, por um grande processo de migração das rádios, do AM para FM. A migração do AM para o FM no Brasil surgiu em 2009, com a necessidade dos radiodifusores preservarem as emissoras que estão ou estavam em AM, e que sentiram a necessidade de aprimorar seus serviços pleiteando a faixa FM. Em linhas gerais, a Faixa FM (Frequência Modulada) possui melhor qualidade de som e tem menos chiado e interferências.

 

Historicamente, as rádios em AM (Modulação em Amplitude) têm longo alcance (dependendo da faixa e horário de transmissão) e frequentemente sofrem mais interferências eletromagnéticas, com comportamentos distintos entre dia e noite e com alta degradação imposta pelo ruído elétrico urbano. Já, o FM tem comportamento de cobertura mais uniforme entre dia e noite, sendo, sensivelmente, menos afetado por interferências radioelétricas.

 

Dados oficiais dos Ministérios das Comunicações dão conta de que existem em torno 1,7 mil rádios em AM no Brasil, das quais mais de 70% (1.381) optaram por fazer seus processos de migração. 

 

A Rádio Divinópolis AM está desde 2016 no processo de migração. Em entrevista com a nossa equipe, o Diretor Artístico e Comercial da rádio, Adriano Silva, falou um pouco desse processo: 

 

 

A migração foi feita, oficialmente, nesta sexta-feira, no show do Padre Fábio de Melo, em Divinópolis. A nova programação da Divinópolis FM será concretizada a partir do dia 18 de junho. O novo slogan da rádio já diz muito da nova programação: "A rádio da sua Igreja". A nova programação continuará com os programas atuais e contará com algumas novidades, como, por exemplo, o programa "Alegrai-vos no Senhor", que até então era apresentado apenas pelo Padre Chrystian Shankar e, agora, contará com a apresentação do Padre Hermínio, da Missão Maria de Nazaré, do Tony Gontijo e do Dom José Carlos.

 

 

 

Adriano Silva, também, falou do diferencial das rádios da Diocese com as demais emissoras da região: 

 

 

 

Para que a Diocese de Divinópolis continue com a evangelização através das rádios é necessário que os empresários abracem as emissoras, anunciando suas marcas durante a programação.

 

 

Dom José Carlos convida a todos para sintonizar o dial 102,3, na Frequência Modulada (FM).

 

 

A Diocese de Divinópolis possui quatro emissoras de rádios operando na frequência FM: Divinópolis, Candidés, Stilo e Santa Cruz, sendo estas duas últimas na cidade de Pará de Minas. As rádios de Divinópolis têm a direção do Padre Moacir Tavares e as rádios de Pará de Minas têm a direção do Padre Gabriel.

 

A migração da Rádio Santa Cruz do AM para o FM aconteceu no dia 1º de janeiro de 2018.

 

No vídeo, abaixo, Dom José Belvino, Bispo Emérito de Divinópolis, conta um pouco da histórias das rádios da Diocese de Divinópolis: 

 

 

CONHEÇA AS RÁDIOS DA DIOCESE DE DIVINÓPOLIS: 
 

 

 

 

POR TÚLIO VELOSO