Seminaristas da Diocese de Divinópolis vivem alguns dias de missão, em Tefé-AM

Terça-feira, 6 de março de 2018 às 8h 00  - Atualizado às 8h 23

No mês de janeiro, a pedido do Conselho Missionário dos Seminaristas (COMISE), fomos convidados a viver alguns dias em missão em nossa Diocese irmã, Prelazia deTefé, no Estado do Amazonas. Nosso caminho foi em direção à  missionária São Francisco, na comunidade de Tamanicuá, onde vivemos experiências muito ricas, que valem a pena compartilhar. A título de explicação, a área missionária da prelazia de Tefé é composta por mais de cinquenta comunidades ribeirinhas, às margens do rio Solimões. Tivemos a oportunidade de conhecer algumas nas longas travessias de barco. Para chegarmos nesta comunidade, tivemos que passar quinze horas navegando rio acima, no Solimões, enfrentando chuvas, que naquela região são frequentes.

 


Dos muitos desafios existêntes na Prelazia, encontramos esperanças nos olhos dos muitos pais de família que, com o suor do trabalho, garantem o pão aos seus filhos. Nos sorrisos das crianças, encontramos beleza e pureza; dos jovens, aprendemos que existe sempre o que fazer e sempre o que aprender, e no olhar dos avós, dos mais velhos, avistamos o caminho percorrido até aqui, ouvimos histórias, algumas tristes, mas, também alegres. Essa é a pequena Tamanicuá, que na simplicidade de um povo, nos ensina, com largueza, a ser igreja, ser de Deus.

 


Não existe tarefa fácil para quem quer ser cristão. Existe adesão e sentimento de profunda motivação para conduzir as pessoas à luz da fé, nos passoas de Deus. Assim, se tornam pequenos os desafios, quando somados as esperanças espalhadas pelo caminho, quando abertos os corações para ensinar e também aprender.

 


Nos poucos dias, vimos pessoas entregando preciosidades para Deus, essas que sabemos bem... suas vidas. Não podemos deixar de ressaltar o grande trabalho dos leigos que sustentam e mantém a comunidade orante, fortalecida na fé, à espera dos (poucos) padres e missionários que chegam de toda parte para , juntos, animar a Igreja de Cristo. Para nós, fica claro que esta parcela do povo de Deus sempre foi conduzida nos caminhos da fé pelo empenho de homens e mulheres da prelazia e de toda parte, perto ou longe, mas que carregam em si o amor pela missão, coragem e força de vontade para levar Jesus às pessoas.
 

A grande Tefé e a Área Missionária, nos ensina que vale a pena ser cristão, superando os desafios que a própria realidade da vida nos apresenta, sempre suportados pela graça de Deus!


Agardecemos a comunidade de Tamanicuá, no município de Juruá-AM, pelo carinho, pela acolhida e por nos tornar mais humanizados. A Prelazia de Tefé, na pessoa de Dom Fernando, gratidão por ter, em alguns dias, nos confiado seu povo para sermos um só, com Cristo. Agradecemos ao Clero de Tefé, nas pessoas do Pe.Paulo Sérgio, Pe. Hélio, Pe.Kleython e Pe.Rogério, pela convivência. Por fim, Gratidão a Dom Mário, por despertar em nós o sentimento da missão e nos impulsionar dizendo “vale a pena”, e nossa amiga Exalte, filha de nossa Diocese de Divinópolis, pelo zelo e amor para com o povo de Deus e por nunca se cansar da missão.

 

 

Saiba mais: www.diocesedivinopolis.org.br/acreditonosim

 


Seminaristas: Marcos Paulo (3º Ano de Filosofia) e Maurilio da Conceição de Oliveira Aguiar (2º Ano de Teologia).
 

Fotos

Clique na imagem para ampliar.