Congregação Salesianos de Dom Bosco - Pará de Minas

Os Salesianos de Dom Bosco (SDB) formam a Congregação Salesiana de Dom Bosco, que é uma congregação religiosa da Igreja Católica Apostólica Romana, fundada em 1859, por São João Bosco e aprovada em 1874, pelo Papa Pio IX. Seu nome oficial é Pia Sociedade de São Francisco de Sales, em homenagem a São Francisco de Sales. Contudo, são popularmente conhecidos por salesianos de Dom Bosco, (em latim: Salesiani Domini Bosci) o que determina sua sigla: SDB.

 

Abertos às culturas dos países em que trabalham, os SDB procuram compreendê‑las e acolher seus valores para encarnar nelas a mensagem evangélica. As necessidades dos jovens e dos ambientes populares, a vontade de agir com a Igreja e em seu nome, os movem e orienta-os em suas ações pastorais para o advento de um mundo mais justo e mais fraterno em Cristo. Os principais destinatários da missão salesiana são os jovens, especialmente os pobres e em situação de risco. Os salesianos trabalham também nos ambientes populares, com atenção aos leigos evangelizadores, à família, à comunicação social e entre os povos ainda não evangelizados.

 

A Congregação é composta por irmãos de vida consagrada, que fazem votos simples de castidade, pobreza e obediência. Os salesianos podem optar pelo sacerdócio, de modo que existem padres e irmãos salesianos. Ela foi a primeira instituição a constituir a família salesiana. Entre suas obras podem-se citar colégios e serviços beneficentes, espalhados por várias partes do mundo.

 

 

Instituto Coronel Benjamim Ferreira Guimarães - Patronato
Rua Padre Zanor, s/n - Dom Bosco
C.E.P.: 35661-266 - Pará de Minas
Telefone: (037) 3236-5142