Experiência missionária na Igreja Irmã

Sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017 às 7h 00  - Atualizado às 11h 14

 A dimensão missionária é parte fundamental do processo formativo dos padres diocesanos. O documento de Aparecida (2007) faz um forte apelo para que a Igreja esteja em estado permanente de missão, seja ela interna, isto é, dentro de seu próprio território, ou externa, em lugares onde há escassez de religiosos. Há, ainda, uma especial relação missionária dentro do projeto de Igrejas Irmãs na troca de recursos financeiros, humanos e mesmo de experiência eclesial.

 

Por isso, no mês de janeiro deste ano, do dia 04 ao dia  26, dois seminaristas de nossa diocese fizeram uma experiência missionária na Prelazia de Tefé, nossa Igreja Irmã. Os seminaristas Hiago e Rafael, do terceiro e segundo ano de teologia, respectivamente, viajaram para Tefé, no dia 04 de janeiro, permaneceram alguns dias na sede da Prelazia, conhecendo a cidade, as comunidades e realidades e convivendo com Dom Fernando e alguns padres. Depois, partiram para a cidade de Japurá, uma das extremidades da Prelazia, que faz fronteira com a Colômbia, onde puderam, mais efetivamente, participar da realidade paroquial do povo, fazer visitas, celebrar, enfim, tomar consciência da realidade daquele povo, experimentar as alegrias e dificuldades daquela porção do Povo de Deus. A partir de agora, todos os anos os seminaristas de nossa diocese, de dois em dois, poderão fazer essa experiência missionária na Igreja Irmã.

 

O encontro com uma realidade tão diversa da nossa se constitui como uma grande riqueza para a formação daqueles que se preparam para o ministério presbiteral.

Fotos

Clique na imagem para ampliar.