×

Conteúdo

Primeira Missa Universitária é celebrada na UEMG Divinópolis

quarta-feira, 29 de março de 17 às 08:51

Sabendo da grande força dos jovens e da necessidade de se estender a evangelização também aos meios acadêmicos, surge a iniciativa de realizar a celebração eucarística dentro das Universidades, compreendendo a importância desse espaço como formação humana.  A iniciativa já aderida por algumas instituições de ensino era aguardada, ansiosamente,  pelos estudantes da Uemg – Unidade Divinópolis e, na noite dessa segunda-feira (27/03), esse sonho pode ser concretizado, celebrada pelo Padre Carlos Henrique, da Paróquia de São Judas Tadeu (Divinópolis – MG) e concelebrada pelo Padre João Batista, da Paróquia de Santo Antônio (Igaratinga – MG), com a presença de muitos estudantes e funcionários da instituição.


Uma das responsáveis pela iniciativa, a estudante de Pedagogia, Mariana Azevedo, que com toda uma equipe organizaram e divulgaram a ação, ressalta que esse desejo suscitou desde o ano passado, mas por causa de alguns impasses em relação à datas, como semana de provas, liberação do auditório, não foi possível. No início desse ano, foi colocado esse propósito para que a iniciativa da missa viesse realmente a ser concretizada: “graças a Deus tudo foi providenciado. Enviamos uma carta para a Diretora Acadêmica, Ana Cristina, pedindo a autorização e ela concedeu a liberação do auditório e da sala para a realização do grupo de oração, que é o nosso próximo objetivo. O intuito da missa não é implementar a igreja católica lá dentro, mas dar um suporte para aqueles jovens católicos que se sentem meio que sozinhos”, destaca Mariana.


O estudante de Psicologia, Pedro Henrique, que ajudou na celebração, destaca a importância da missa universitária: “foi um momento edificante, pois a partir disso vemos que Deus deve também passar pelos ambientes acadêmicos, e tocar o nosso coração para que possamos ser, no futuro, profissionais comprometidos com a causa do evangelho”, destaca. Pedro, ainda, ressalta o quanto é bom estar na presença de Deus: “para mim é uma imensa alegria poder estar na presença de Deus, sobretudo na eucaristia! Nossa vida só tem sentido a partir do encontro com Jesus, por esse motivo meu coração se encheu de alegria ao receber o convite pra participar da primeira Missa Universitária da UEMG, pois estando lá todos os dias sempre peço que Deus seja o sustento que necessito e o centro das minhas ações”, finaliza Pedro. 


A estudante de enfermagem, Karina Polyana, também enfatiza a importância da Missa dentro da Universidade: “foi uma experiência muito boa, de estar reavivando essa chama que estava dentro de mim, pois eu me sentia um pouco afastada. Peço que Deus possa colocar no coração de cada um a fazer a vontade dele, para que mais pessoas possam estar nos ajudando e estar nos concedendo graças”, finaliza Karina.

 

A realização da missa universitária pode suscitar e fortalecer nos jovens católicos universitários, que eles não estão sozinhos, existem muitos jovens dentro das Universidades que buscam e almejam pelo mesmo ideal. O intuito agora é a realização do grupo de oração semanalmente dentro da instituição, o primeiro encontro já está agendado para a próxima terça-feira (04/04) no horário do intervalo para não atrapalhar os horários de aula, pois o intuito é que os jovens possam conciliar com os estudos e assim levar a palavra de Deus, através de suas escolhas profissionais.   

 


Por Luana Natacha

Fotos

Notícias Relacionadas

11 nov 16
31 mar 15
26 jul 17
08 mai 14

Parceiros