×

Conteúdo

Foranias do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora do Carmo celebraram, juntas, a Solenidade de Corpus Christi

sexta-feira, 21 de junho de 19 às 12:58

A Igreja celebrou, no dia 20 de junho, a Solenidade de Corpus Christi. A festa de Corpus Christi tem por objetivo celebrar, solenemente, o mistério da Eucaristia, o Sacramento do Corpo e do Sangue de Jesus Cristo.

 

Acontece, sempre, em uma quinta-feira, em alusão à Quinta-feira Santa, quando se deu a instituição deste sacramento. Durante a última ceia de Jesus com seus apóstolos, Ele mandou que celebrássemos sua memória comendo o pão e bebendo o vinho que se transformariam em seu Corpo e Sangue.


 
No Brasil, a festa passou a integrar o calendário religioso de Brasília, em 1961, quando uma pequena procissão saiu da Igreja de madeira de Santo Antônio e seguiu até a Igrejinha de Nossa Senhora de Fátima. A tradição de enfeitar as ruas surgiu em Ouro Preto, cidade histórica do interior de Minas Gerais.

 

A celebração de Corpus Christi consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento. A procissão lembra a caminhada do povo de Deus, que é peregrino, em busca da Terra Prometida. No Antigo Testamento esse povo foi alimentado com maná, no deserto. Hoje, ele é alimentado com o próprio Corpo de Cristo.

 

Como já é tradição, as paróquias das foranias do Divino Espírito Santo e de Nossa Senhora do Carmo se reuniram para celebrarem, juntas, a Solenidade de Corpus Christi. 

 

Milhares de pessoas, vindas das paróquias de Divinópolis participaram da celebração, que foi iniciada às 15h, na Catedral Diocesana, em Divinópolis, com uma adoração ao Santíssimo Sacramento, conduzida pelo bispo diocesano, Dom José Carlos. Às 16h, milhares de pessoas seguiram em procissão sentido ao Santuário de Santo Antônio, percorrendo as principais ruas da cidade. Na praça do Santuário, Dom José Carlos presidiu a Eucaristia com a presença de milhares de fiéis. A Santa Missa foi concelebrada por Dom Hugo e pelos padres Luís Carlos Amorim, Frei Vicente Ronaldo, Adelmo Sérgio, Marcos Rocha, Chrystian Shankar, Elder Alves, Carlos Henrique, Cassimiro da Silva, Luciano Couto, Phillipe Berger, Marcelo Francisco, Cristiano Alisson, Gedler Breves, Edilson Antônio, Paulo Pereira, Moacir Tavares, Júlio Antônio, Marcelo Caixeta e Padre Fábio Camargos.

 

Em entrevista, Dom José Carlos falou do sentido da Festa de Corpus Christi: 

 

 

Confira a homilia de Dom José Carlos:

 

 

FOTOS: TÚLIO VELOSO, CHRISTYAM DE LIMA E PATRÍCIO PESSIM

 

Parceiros