×

Capela de Santo Antônio

Capela de Santo Antônio

Capela de Santo Antônio

Comunidade de Guardas

 

 

Uma das mais antigas edificações da região, a Capela de Santo Antônio localiza-se na Fazenda dos Guardas, de propriedade do Sr. Júlio Melo Franco. Não se sabe ao certo o ano de sua construção, as datas divergem entre 1723 a 1745, anterior, portanto à fundação do próprio arraial do Patafufo, que deu origem a atual Pará de Minas. Pela última data, a Capela Santo Antônio de Guardas teria hoje 254 anos de idade.


A Fazenda dos Guardas teve origem no antigo posto de observação avançado mantido pelos exploradores do ouro da região de Pitangui. Aos guardas cabiam a tarefa de fazer chegar até à cidade a notícia da vinda dos soldados leais à Coroa Portuguesa, com o fim de cobrar os impostos relativos ao ouro encontrado. Avisados a tempo, os moradores de Pitangui escondiam o que fosse possível, para fugir da enorme taxação real.


Nesta época é que possivelmente foi construída a Capelinha em devoção a Santo Antônio, português, como a maioria dos habitantes das minas.


A Capela Santo Antônio de Guardas, apesar de estar em território pertencente à cidade de Pará de Minas, está ligada, religiosamente, à Paróquia Sant’Ana de Onça do Pitangui. Atualmente, a Comunidade é assistida pelo Pároco da Paróquia Sant’Ana, o Sr. Pe. Edvaldo José Damasceno. A Comunidade ainda não possui um Conselho Pastoral e Administrativo organizado, quem toma as decisões e está a frente da Comunidade é a Sra. Expedita e família. No mês de junho a Comunidade se reúne para celebrar com grande alegria o Padroeiro Santo Antônio.


A maior preciosidade da Capela é a pequena Imagem de Santo Antônio, que os devotos chamam de Sano Antoninho, pelo fato de medir aproximadamente trinta centímetros de altura. A imagem é dota esculpida em madeira e sua pintura é original. Não se sabe a sua origem, apenas que esta ali, desde que a Capela foi erigida. Segundo o proprietário a Capela traz mo teto uma pintura de Santo Antônio, que esta escondida por camadas de tintas, sendo, provavelmente, de autoria do Mestre Athaíde.
 

Fotos

Notícias Relacionadas

14 mai 13
08 ago 14
25 jun 13
11 jun 14

Parceiros