Página inicial Sagrada Família - Divinópolis

Rito de Dedicação da Matriz da Sagrada Família encerra a 15ª Visita Pastoral de Dom José Carlos

Terça-feira, 14 de novembro de 2017 às 8h 55  - Atualizado às 20h 39

A Visita Pastoral é uma visita canônica, portanto uma visita oficial, de cunho pastoral e jurídico, que o bispo diocesano faz à diocese toda, ao menos a cada cinco anos (CDC 396). Na Visita Pastoral, o bispo realiza seu ministério, conhece e é conhecido pelo Povo de Deus, procurando viver conforme nos diz o evangelista São João 10, 27: "Eu conheço as minhas ovelhas e elas me conhecem". É o pai que vai ao encontro de seus filhos espirituais. O bispo, como pastor, exerce, na Visita Pastoral, o seu múnus de ensinar, santiicar e reger, levando às comunidades o mandamento: "O Senhor visitou e redimiu o seu povo" (Lc 1, 68). É o momento para o bispo conhecer e amar aqueles a quem o Espírito de Deus o chamou para servir. É um tempo de graça e momento especial para o encontro e diálogo do bispo com os padres e fiéis.


Por isso, sua presença na Paróquia deve ser um sinal da presença do Senhor que visita o seu povo na Paz. A presença do bispo na comunidade paroquial revela a importância e beleza do testemunho de comunhão da Igreja à volta do seu bispo e da unidade da Igreja universal com sua Santidade o santo Padre, o Papa. Foi o que aconteceu na Paróquia da Sagrada Família, em Divinópolis, entre os dias 10 a 12 de novembro, quando o Bispo Diocesano, Dom José Carlos, realizou sua 15ª Visita Pastoral. Padre Reginaldo Martins acompanhou o Bispo Diocesano durante toda a Visita Pastoral.

 

Dom José Carlos iniciou a Visita Pastoral na Paróquia Sagrada Família na Clínica São Bento Meni, onde visitou os enfermos e almoçou com as irmãs hospitaleiras da Congregação do Sagrado Coração de Jesus. Às 15 horas, o bispo presidiu a Santa Missa na Comunidade de São José dos Salgados. O primeiro dia da visita foi encerrado com a Santa Missa, na Igreja de Santa Izabel da Hungria, no bairro Manoel Valinhas.

 

O segundo dia de visita iniciou-se às 9h,  sábado, no bairro Icaraí. OBispo presidiu a Santa Missa e visitou os enfermos. Na parte da tarde, aconteceu, na Matriz, uma reunião com os conselhos Pastoral e Administrativo. O segundo dia de visita  encerrou-se com a Santa Missa, na Igreja Santa Teresa D'Avila, no bairro Candidés.

 

Já, no último dia da Visita Pastoral, Dom José Carlos inicou o dia presidindo a Santa Missa, na Igreja de São Caetano, no bairro São Caetano. Após a celebração, o bispo foi acolhido no bairro Lagoa dos Mandarins. Visitou alguns enfermos. A Visita Pastoral foi encerrada às 19h, com a Celebração de Dedicação da Matriz da Sagrada Família. A Matriz ficou lotada para a celebração de Dedicação.

 

Confira a homilia de Dom José Carlos na Missa de Dedicação da Matriz da Sagrada Família: 

 

 

 

A Visita Pastoral traz benefícios espiritual e eclesial ao Povo de Deus. Todos são chamados a se envolverem na preparação de tamanho acontecimento. Ela deve ser vista como forma de articulação da pastoral de conjunto. É momento privilegiado para concretizar a Ação evangelizadora, colegial e orgânica, para que todos sejam um em Cristo.


A Visita Pastoral permite ao bispo avaliar a eficiência das estruturas e dos instrumentos destinados ao serviço pastoral; a tomar conhecimento de tudo, dos passos concretizados e das dificuldades existentes no trabalho de evangelização.

 

 

POR TÚLIO VELOSO

Galerias Relacionadas

  • 12 NOV 2017

    Visita Pastoral à Paróquia da Sagrada Família, em Divinópolis

Publicidade