São José – São José da Varginha

São José – São José da Varginha

  • Endereço: Praça São José, 13, Centro, São José da Varginha-MG.
    Telefone: (37) 3275-1004

  • Histórico da Paróquia

    Matriz de São José

    Centro

    Não são abundantes, os elementos de que dispomos para nos aventurarmos a relatar da Paróquia de São José da Varginha. É um antigo costume de se dar a localidade, o nome de um Santo, é o que aconteceu em São José da Varginha, que recebeu o nome do glorioso varão, esposo de Maria e Pai adotivo do Menino Jesus. O pequeno povoado nasceu quando os bandeirantes (portugueses e paulistas) se dirigiam para Pitangui e alguns ficaram num pouso à margem dos Córregos do Sítio e Capão do Cavalo, margeando o Córrego da Ponte. Com isto surgiu um povoado que mais tarde passou a ser chamar Vila de São José da Varginha.

    Fundada em 1ª de Janeiro de 1936, por Dom Antônio dos Santos Cabral e desmembrada da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade da cidade de Pará de Minas. Seu  território paroquial foi marcado pelo Decreto da Ereção Canônica e  lavrado pro Monsenhor Vicente Soares, a pedido de Dom Cabral. Seu primeiro Pároco foi o saudoso e inesquecível Padre Libério Rodrigues Moreira, que dirigiu a Paróquia durante 10 anos.

    Não foi sempre a mesma extensão territorial da Paróquia. Já houve várias distribuições de Comunidades. O território religioso acompanhou geralmente o território do município. Hoje, além da Matriz de São José da Varginha e Capela do Rosário, contamos com as Comunidades rurais de Cachoeirinha, Lagoa Preta, Ponte Alta, Conquista e Córrego do Barro.

    Segundo o Livro de Tombo, a Matriz de São José da Varginha foi concluída no ano de 1937 e foi abençoada pelo virtuoso Padre Libério, no daí 29 de junho de 1937. Após o Padre Libério, já serviram a Paróquia o Padre Geraldo Magela Gomes, Padre Hélio Pereira Baía, Padre Grevi Guimarães de Almeida, Padre Jésus do Vale Mendonça, Cônego Gabriel Hugo da Costa Bittencourt, Padre Geraldo Gabriel de Bessa, Padre Joaquim Antônio Gonçalves, Padre Jair Simão e o atual Pároco Padre Cléver Geraldo de Souza.

  • Horários de Missas

    Matriz de São José

    Centro

    1ª Sexta: 19h

    Sábado: 19h30

    2º , 4º e  5º Domingo: 8h30

     

     

    Gruta de Padre Libério

    1º e  3º Domingo: 8h30

     

     

    Capela de Nossa Senhora do Rosário

    Bairro do Rosário

    2ª Sexta: 19h

     

     

    Capela de Nossa Senhora da Conceição

    Cachoeirinha

    3ª Sexta: 19h

     

     

    Capela de Nossa Senhora Aparecida

    Lagoa Branca

    4ª Sexta: 19h

     

     

    Capela de Nossa Senhora de Lourdes

    Conquista

    3º Sábado: 19h

  • Horários de Atendimento

  • Padres

Comunidades

Parceiros