Nossa Senhora do Líbano – Carmo do Cajuru

• Endereço: Rua José Marra da Silva, s/nº, Bairro Cidade Jardim, Carmo do Cajuru – MG.

Telefone: (37) 3244-1972

Matriz de Nossa Senhora do Líbano

Bairro Cidade Jardim

Situado na região oeste do Estado de Minas Gerais, o Município de Carmo do Cajuru acolheu, desde o século XIX, vários imigrantes libaneses. Alguns deles foram: Amim Mattar, Nagib Mileib, Felipe Amim, Salma Mansur, Alfredo Mattar, Camilo Mileib, Moisés Bechelane, Massaud e Alfredo Rachid, Nagib Chalita. Os dois primeiros foram líderes na campanha pela emancipação municipal. Aqui se dedicaram ao comércio e à indústria. O crescimento da cidade exigiu a construção de uma igreja para os bairros Cidade Nova e Cidade Jardim, tendo a Sra. Neusa Lopes doado para isto um lote de terreno.

Em memória dos libaneses que viveram aqui e em todo o Estado de Minas, Pe. José Raimundo sugeriu ao Conselho Paroquial o título de São Maron ou de Nossa Senhora do Líbano, como padroeiro, tendo os conselheiros decidido pela segunda opção.

A primeira missa no rito maronita em Carmo do Cajuru e provavelmente em todo o Oeste de Minas foi celebrada na Matriz de Nossa Senhora do Carmo, pelo Pe. Michel Bitar e concelebrada pelos Padres José Raimundo Bechelaine e Francisco Cota, aos 31 de outubro de 1999. Participou do ato grande número de fiéis, entre eles grupos de descendentes de libaneses de Divinópolis, Itaúna, Cláudio, Itapecerica, Oliveira, Belo Horizonte e Carmo do Cajuru. Após a celebração, realizou-se um encontro deles com o Pe. Bitar, no salão paroquial.

Matriz de Nossa Senhora do Líbano

Bairro Cidade Jardim

Sábado: 19h30;

Domingo: 7h e 18h.

Capela de São Francisco

Domingo: 19h30

Capela Beato Frederico Ozanam

Sábado: 18h

As demais capelas não têm horários fixos, cada mês é definido um horário de acordo com a necessidade. Consulte a secretaria da paróquia.