Pastoral da Sobriedade realizou seu 3º Encontro Diocesano

Quarta-feira, 14 de novembro de 2018 às 8h 11  - Atualizado às 15h 03

O ano de 2018 ficará marcado na história da Pastoral da Sobriedade. Estamos comemorando 20 anos de existência desse importante meio de ajuda e auxílio aos nossos irmãos e irmãs marcados pelo flagelo da dependência de substâncias psicoativas. Para encerrarmos esse ano de festividades, a Pastoral da Sobriedade realizou, em Igarapé, seu 3º Encontro Diocesano.

 


Iniciando com a Celebração Eucarística, na igreja matriz de Santo Antônio, em Igarapé, Padre Anoar, ao presidir a celebração, destacou o importante papel que a pastoral tem desempenhado na diocese, ajudando diversos irmãos a se livrarem das dependências.


O encontro continuou ao longo do dia, com o testemunho de irmãos, que puderam, a através da Pastoral da Sobriedade, fazer a experiência do Cristo Libertador, que nos concede e deseja, para cada um, uma vida plena e repleta de graça e paz.


Tivemos a presença do senhor Onildo, responsável pela Comunidade Terapêutica Magnificat, localizada na cidade de Itaúna. Na oportunidade, o coordenador da comunidade  pode falar um pouco do que vem a ser uma comunidade terapêutica e apresentou, aos membros da pastoral, as leis que conduzem os trabalhos nesses ambientes que se propõem a ajudar irmãos que queiram sair do vício das drogas e do álcool.


Contamos com a palavra do diretor espiritual da Pastoral da Sobriedade na Paróquia de Santo Antônio, de Igarapé, Padre Anoar, que falou um pouco da espiritualidade da Pastoral, destacando a característica principal do agente que é  acolhida sem reservas.


Além das palestras, durante o encontro, pudemos discutir e pensar os rumos da pastoral para os próximos anos, destacando o que de bom já fizemos e traçando metas daquilo que ainda precisamos fazer. Como estamos em festa, tivemos um momento de confrarernização pelos 20 anos de existência da Pastoral da Sobriedade.


O encontro terminou com uma avaliação dos trabalhos realizados em 2018, e apresentamos a Agenda para 2019, ano que teremos a posse de uma nova coordenação, que assume a direção da Pastoral da Sobriedade para o biênio 2019-2020. Os eventos da Pastoral da Sobriedade, em 2018, se enceram nesse fim de semana, com o Acampamento da Pastoral da Sobriedade, em Cachoeira Paulista, SP. Na oportunidade, reunidos com os membros da pastoral do Brasil inteiro, poderemos celebrar a sobriedade, nesses seus 20 anos de existência.


Sobriedade e paz, só por hoje, graças a Deus!

 

Por Leonardo Araújo

Fotos

Clique na imagem para ampliar.