Imagens antigas registram, passo a passo, a demolição da antiga Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Pará de Minas

Segunda-feira, 21 de janeiro de 2019 às 11h 00  - Atualizado às 11h 07

As novas gerações não conheceram, mas a primeira Matriz de Nossa Senhora da Piedade, em Pará de Minas, foi um grande marco na história da cidade. A igreja era, onde, atualmente, está a Praça Padre José Pereira Coelho.

 

 

A antiga edificação era repleta de imagens e trabalhos, que remontam o período barroco, quando a arquitetura dos templos católicos era construída com riqueza de detalhes e enchia todos os aspectos de admiração.

 

 

Tratava-se da matriz da primeira paróquia de Pará de Minas. A partir dela, foram formadas outras comunidades e construídas as demais igrejas, para atender o crescimento da população da cidade.

 

 

Segundo os historiadores, o edifício estava com um comprometimento no telhado. O problema estrutural foi constatado pelo vigário da paróquia, na época, o Cônego Gabriel Hugo.

 

 

Antes da demolição, o Cônego Hugo consultou a população. O prédio foi derrubado e muitos objetos foram perdidos. Algumas obras sacras foram doadas ao Museu Histórico, algumas telas foram também, e, recentemente, uma imagem do Divino Espírito Santo, que estava em Divinópolis.

 

 

 

 

Em abril de 1972, o Santuário de Nossa Senhora da Piedade estava concluído e foi consagrado. O registro histórico mostra que a obra havia começando antes mesmo da demolição da antiga matriz, em 1971.

 

 

 

 

 

Fonte: GRNEWS