Diocese de Divinópolis celebra o 4º aniversário de Ordenação Episcopal de Dom José Carlos

Sexta-feira, 25 de maio de 2018 às 14h 48  - Atualizado às 15h 15

Dom José Carlos de Souza Campos nasceu em Itaúna- MG,  no dia 03 de janeiro de 1968. É filho de: José Pinheiro Campos e Dona Piedade Souza Campos. Tem, atualmente, cinco irmãos, pois dois são falecidos.

 

Em 1983, entrou para o Seminário Diocesano, em Divinópolis. Morou em Pará de Minas, no seminário, de 1984 a 1985. Mudou-se para Belo Horizonte, onde cursou filosofia e teologia. Fez seu curso de mestrado em teologia na  Pontificia Università Gregoriana, em Roma, de 2000 a 2002. Sua tese trabalhou a seguinte questão: Na pergunta sobre o homem, a inevitável pergunta sobre Deus. Um percurso de  antropologia filosófico-teológica, na obra de Juan Alfaro. Sua ordenação sacerdotal aconteceu em Itaúna, no dia 30/05/1993.

 

Durante boa parte de sua vida exerceu o magistério. Foi professor em Belo Horizonte e Pará de Minas.  Trabalhou no Colégio Berlaar Sagrado Coração de Maria, como professor de Língua Portuguesa. Lecionou filosofia e espanhol no Seminário São José. Foi professor de filosofia da religião, antropologia filosófica e outras disciplinas nas escolas da região.

 

No dia 26 de fevereiro de 2014 foi nomeado pelo Papa Francisco como bispo da Diocese de Divinópolis, e no dia 25 de maio do mesmo ano foi ordenado bispo e tomou posse na Diocese.

 

Hoje, 25 de maio de 2018, a Diocese de Divinópolis celebra o 4º aniversário de Ordenação Episcopal do seu 5º Bispo Diocesano. Às 11h15, Dom José Carlos presidiu a Eucaristia na Catedral Diocesana. A missa foi concelebrada pelos padres Paulo Sérgio, Lúcio Camargos, Marcelo Caixeta, Philipe Berger, Hélio Cristino, Claudinei, Washington Batista, Douglas Amaral, João Luiz Galvão, Enildo Antônio, Rafael Caetano, Gilmar Pinheiro, Edvaldo, Cassimiro, Júlio Antônio, Moacir Tavares, Everaldo, Adelmo Sérgio, Ordones, Carlos Henrique, Marcos Antônio, Marcelo Francisco, Chrystian Shankar e Edmar Antônio. Na parte da noite, às 19h, também na Catedral, aconteceu outra celebração.

 

Em sua homilia, Dom José Carlos agradeceu aos padres, leigos e religiosos que fazem a Igreja acontecer. "Nesta ocasião, é dia de se perguntar de novo: 'que Igreja quremos? Como deveria ser a nossa Igreja? O que trazemos guardado no coração como sonho a Igreja', afirmou o bispo. Confira, na íntegra, sua homilia: 

 

 

 

Em seguida, Dom José Carlos almoçou com os padres e com os funcionários da Cúria Diocesana.

 

 

POR TÚLIO VELOSO

Galerias Relacionadas

  • 25 MAI 2018

    4º aniversário de Ordenação Episcopal de Dom José Carlos