Faculdade de Pará de Minas - FAPAM

A Faculdade de Pará de Minas foi criada como extensão da Universidade Católica de Minas Gerais, através de um convênio, em 15 de outubro de 1968. A IES iniciou seu funcionamento em fevereiro de 1969, com os cursos de Licenciatura Curta em Ciências, Estudos Sociais e Letras. A responsabilidade didático-pedagógica sobre os cursos oferecidos era da UCMG, sendo a mantenedora da Faculdade de Pará de Minas a Confraria Nossa Senhora da Piedade, da Paróquia de Nossa Senhora da Piedade, de Pará de Minas.

 

Com os seus cursos reconhecidos pelo Ministério da Educação, a Faculdade de Pará de Minas desligou-se da então Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, em 03 de dezembro de 1985, passando a se chamar Faculdade de Ciências Humanas de Pará de Minas. Em 02 de dezembro de 1987, foram autorizadas pelo Ministério da Educação, as Licenciaturas Plenas em Letras (Português/Inglês), Geografia, História e Ciências – Plenificação em Matemática, reconhecidas pelo MEC em 10 de junho de 1992.  E aos 23 de novembro de 1998, foi autorizado pelo Ministério da Educação, o curso de Administração, que teve sua primeira turma iniciada em fevereiro de 1999, e o seu reconhecimento pelo MEC, em 2003.

 

No ano de 1998, foi encaminhado para aprovação do MEC o novo Regimento Geral da Instituição, adequado à Lei de Diretrizes e Bases da Educação, LDB – Lei n. 9394/96, sendo também solicitada, nessa ocasião, a alteração da denominação da IES para Faculdade de Pará de Minas – FAPAM. O novo Regimento adequado à LDB foi aprovado pelo MEC em 18 de maio de 1999 (com alterações realizadas pela Instituição em 2002 e 2003), sendo também aprovada, em outubro de 1999, a nova denominação da IES: Faculdade de Pará de Minas – FAPAM.

 

Em 23 de agosto de 2000, ocorreu a autorização do curso de Ciências Biológicas – Licenciatura Plena, que teve sua primeira turma iniciada em 2001. O reconhecimento do curso se deu em 2005 e sua renovação de reconhecimento em 2010. O curso de Ciências – Plenificação em Matemática – foi, em 2002, transformado em Curso de Matemática – Licenciatura plena, com aumento do número de vagas, e reconhecido pelo MEC em 2005.

 

No ano de 2003, o MEC autorizou o curso de Direito – Bacharelado, reconhecido em 2008. E no ano seguinte, foram autorizados os cursos de Enfermagem e Nutrição, ambos reconhecidos em 2009. Nesta mesma época, a Faculdade recebeu a visita para o recredenciamento institucional.

 

No intuito de ampliar a oferta de cursos e as áreas de atuação na difusão do conhecimento, a FAPAM requereu, em 2009, junto ao Ministério da Educação, as autorizações para a abertura dos cursos de Agronegócio, Gestão da Tecnologia da Informação e Pedagogia. Estes três cursos obtiveram o reconhecimento no primeiro trimestre de 2013. Em 2011, foi autorizada a oferta do curso de Ciências Contábeis e em 2012, a do curso de Gestão Ambiental. No momento atual, a Faculdade aguarda a resposta do MEC com relação ao pedido de autorização do curso de Psicologia.

 

Conforme os números de 2013, a FAPAM possui mais de 1400 alunos matriculados nos cursos de Administração, Agronegócio, Ciências Contábeis, Direito, Enfermagem, Gestão da Tecnologia da Informação, Letras, Matemática e Pedagogia. Possui o corpo docente formado por professores especialistas, mestres e doutores e um grupo de mais de oitenta colaboradores para auxiliar nas atividades administrativo-pedagógicas. Conta com uma infraestrutura bastante favorável às práticas do ensino, pesquisa e extensão e, ainda, possui parcerias sólidas com órgãos, empresas e entidades locais, regionais, nacionais e internacionais. Inclusive, no segundo semestre de 2012, foi celebrado entre a FAPAM e a Universidade Católica de Ávila um convênio de cooperação internacional para intercâmbio de discentes, docentes e colaboradores do corpo administrativo.

 

 

 

Rua Ricardo Marinho, 110 - São Geraldo

CEP: 35660-398 | Pará de Minas - MG

Telefone: (37)3236-1308

Site: www.fapam.edu.br

Fotos

Clique na imagem para ampliar.

Publicidade