'Aquilo que se resolve com violência não é solução sensata'; afirma Dom José Carlos, na Câmara de Divinópolis

Quarta-feira, 14 de março de 2018 às 10h 50  - Atualizado às 9h 22

Na tarde desta terça-feira, dia 13 de março, Dom José Carlos esteve na Reunião Ordinária dos Vereadores, na Câmara Municipal de Divinópolis, para usar a Tribuna Livre para falar da Campanha da Fraternidade 2018, que tem como tema “Fraternidade e Superação da Violência” e o lema “Vós sois todos irmãos” (Mt 23,8).

 

Nesta CF 2018, a Igreja no Brasil apresenta às comunidades uma realidade que pede atenção, mudança e conversão. Dados do texto-base, que foi distribuído aos jornalistas na abertura, dão conta de que, de acordo com o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), apesar de possuir menos de 3% da população do planeta, o Brasil corresponde por quase 13% dos assassinatos. A pesquisa aponta também que, em 2014, o país chegou ao topo do ranking, com o número absoluto de homicídios. Foram no total 59.627 mortes.

 

Todos os anos, a CNBB apresenta a Campanha da Fraternidade como caminho de conversão quaresmal. É uma atividade ampla de evangelização que pretende ajudar os cristãos e pessoas de boa vontade a vivenciarem a fraternidade em compromissos concretos, provocando, ao mesmo tempo, a renovação da vida da Igreja e a transformação da sociedade, a partir de temas específicos. Em 2018, a Conferência convida todos a percorrer o caminho de superação da violência constante e crescente em todos os níveis. 

 

Assista, na íntegra, o pronunciamento de Dom José Carlos:

 

 

Publicidade