Forania do Divino Espírito Santo acolhe Dom Fernando Barbosa

Sexta-feira, 6 de novembro de 2015 às 13h 19  - Atualizado às 19h 41

Treze sacerdotes da Forania do Divino Espírito Santo, o Bispo Diocesano e o Vigário Geral acolheram na noite da quinta-feira, 05, em uma Celebração Eucarística na Matriz de São José Operário, no bairro São José, em Divinópolis, o Bispo da Prelazia de Tefé - AM, Dom Fernando Barbosa. A Visita de Dom Fernando na Diocese começou no dia 03, quando ele chegou em Belo Horizonte e conheçou o Seminário Diocesano (veja aqui). A celebração deu início da Visita que o Dom Fernando fez na Forania do Divino Espírito Santo ficou lotada por fiéis vindos de várias paróquias da cidade. Estiveram presentes os padres Chrystian Shankar, Reginaldo Martins, Davi Teixeira, Edilson Antônio,Carlos Henrique, Luis Carlos Amorim, Moacir Chagas Tavares, Geraldo Mangela, Júlio, Miguel Isodoro, Walmir e o Monsenhor Paulo.

 

Dom Fernando Barbosa foi surpreendido com uma boa surpresa! Desde o início do ano, antes mesmo dele ser nomeado bispo para Tefé, o Movimento Comunidade de Nossa Senhora da Esperança, formado por viúvos(as), divorciados(as) e solteiros(as), estava promovendo várias ações para arrecadar fundos para ser destinados à Igreja Irmã. E, durante todo esse tempo, conseguiram arrecadar R$11.657,00, cujo o valor foi doado para a Prelazia de Tefé.


Ao final da celebração, o Vigário Forâneo, Padre Carlos Henrique, acolheu o Bispo da de Tefé; ouça:

 

 

Padre Geraldo Menezes, Pároco da Paróquia de São José Operário, que já fez uma experiência missionária na Prelazia de Tefé, explica o que é o projeto Igreja Irmã, criado pela CNBB: 

 

 

A Prelazia de Tefé tem 264 mil quilómetros quadrados, 30 vezes maior que a Diocese de Divinópolis. Existem cerca de 405 Comunidades Ribeirinhas e 40 urbanas. As Comunidades indígenas são num total de 88, distribuídas em 15 povos diferentes, totalizando 8500 indígenas. Destas, 23 são católicas. Dom José Carlos, ainda em recuperação, destacou a grande missão que Dom Fernando Barbosa tem na evangelização:

 

 

E, por fim, Dom Fernando Barbosa, bastante feliz com o carinho e acolhida que recebeu de toda a Forania, ele tomou a palavra e agradeceu a todos; ouça: 

 

 

Na parte da manhã de hoje, 06, Dom Fernando presidiu a Santa Missa no Carmelo, no bairro Niterói, em Divinópolis. Logo em seguida, ele foi conhecer as rádios Divinópolis AM e Candidés FM, onde concedeu, aovivo, uma entrevista. Em seguida, ele foi conhecer o Centro Diocesano de Pastoral, local que funciona a Mitra e a Cúria Diocesana, onde participou da reunião do Conselho Presbiteral. 


No término da reunião, Dom Fernando seguiu para a Itapecerica, onde conhecerá a Forania de São Bento. Ele visitará todas as foranias da Diocese de Divinópolis, que preparam uma programação especial para acolher o Bispo de Tefé.

 

 

Por Túlio Veloso

 

 

Publicidade