Encontro de Formação sobre Teologia do Corpo reúne mais de 150 pessoas

Domingo, 11 de outubro de 2015 às 21h 38  - Atualizado às 15h 36

Cerca de 150 pessoas participaram de um encontro de formação realizado pela comunidade Missão Maria de Nazaré, que aconteceu nesse final de semana, dias 10 e 11 de outubro, na Quadra do Santuário Senhor Bom Jesus: 3º Encontro de Teologia do Corpo, “De volta ao Principio”. Um encontro de afetividade e sexualidade, rica catequese deixada por São João Paulo II, que levou  todos os presentes a refletirem sobre o amor vindo de Deus e que fecunda no relacionamento entre homem e mulher. O amor dissemina-se na sadia convivência, seja no trabalho, nos estudos, na vida de solteiro ou no matrimonio: amor na relação a dois, no seio familiar.


Participaram do evento os missionários Tiba e Déia da Comunidade Canção Nova, que promoveram a terceira edição do Encontro de Afetividade e Sexualidade – Teologia do Corpo, com lindos testemunhos de suas experiências. O missionário Valdo Ribeiro e o fundador da comunidade Missão Maria de Nazaré, Eduardo Rivelly, também realizaram palestras.


Pe. Gedler Henriques também esteve presente neste encontro, concedendo sua bênção e presidindo a Celebração Eucarística de abertura, na manhã de sábado. “O tema Afetividade e Sexualidade vem tocar nosso coração, alertando que Deus nos fez para sermos, vivermos e promovermos o amor. Deus não nos fez para o nada, ele nos fez para o tudo”, afirma Pe. Gedler Henriques.


Foram dois dias muito intensos de partilha, espiritualidade, cura e adoração. Os participantes vivenciaram partilhas para o crescimento e amadurecimento, como homem e mulher, reencontrando seu valor perante Deus. Segundo Tiba, ao se crer no amor, tudo é possível e as marcas deixadas pelo tempo podem ser reconstruídas por Cristo. Para isso, é necessário abrir o coração, para que Deus possa escrever uma nova história. “O amor nunca saí perdendo, ele sempre vence”, ressalta Tiba Camargos.


“O encontro foi  motivo de muita alegria, as expectativas foram superadas. Mesmo com as dificuldades decorrentes do feriado prolongado, o público compareceu e participou”, relata o missionário e pregador do encontro, Valdo Ribeiro. Ele destacou a importância do casal Tiba e Déia. “O casal de missionários da Canção Nova acrescentou muito para que o 3º Encontro de Teologia do Corpo fosse um sucesso”, afirmou Valdo Ribeiro. Os testemunhos foram latentes e também confirmaram a relevância do encontro, como o desejo de mudança de vida, da vivência da castidade e a busca por um namoro santo. Para Valdo, esses testemunhos explicitam a grande recompensa do esforço para se realizar esse tipo de encontro – a experiência com o Cristo ressuscitado.

 

Conforme os participantes, diversas graças foram alcançadas no encontro. O jovem Nielson de Oliveira, de Santo Antonio do Monte, participou pela segunda vez da formação e disse que foi novamente motivado a comparecer pela libertação alcançada no último encontro. “Percebi que o momento proporcionou-me um sinal da graça de Deus em minha vida, um aprofundamento sobre o real sentido da afetividade e da sexualidade, melhorando-me como pessoa”, disse Nielson. Ele ainda ressaltou que os estudos da Teologia do Corpo são fundamentais para se encontrar o sentido de se viver, para o crescimento no caminho do que é bom e agradável a Deus.


Já para a jovem Carla Faria, de Divinópolis, a formação possibilitou um encontro pessoal com Deus. “Por meio dessas experiências, pude administrar com mais discernimento as dificuldades que se empunham em minha vida”, disse Carla. Ela ainda relatou que encontros como esses reafirmam o quanto é bom ser de Deus, o quanto é bom se sentir amado por Deus.


O próximo encontro ocorrerá em 2016. O ‘De volta ao principio – Encontro de Afetividade e Sexualidade’, realizado uma vez por ano, estrutura-se na Teologia do Amor Humano proferida por São João Paulo II, ensinando-nos a sermos inteiramente filhos de Deus”, finaliza Valdo Ribeiro, coordenador do evento.

 

 

Por Luana Natacha | Missão Maria de Nazaré